terça-feira, 24 de novembro de 2009

Verdade

Por Diego Sevalt Magnus.

No Salmo 25.5, Davi pede ao Senhor que seja guiado na verdade, mostrando a seguir não se tratar de algo momentâneo, já que ele diz: “... tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia”. Verificamos que Davi ora pedindo salvação, todo o dia, significando que ele depende da orientação do Senhor constantemente, e não só isso, mas que ele quer a verdade como orientação.
Ora, verdade, da tradução da palavra hebraica ‘emet (nessa passagem), significa certeza, estabilidade, verdade, retidão, confiabilidade. Deriva do verbo ‘aman, que significa estar firme, permanente e estabelecido. ‘Emet ainda exprime segurança, firmeza e credibilidade. Logo, verdade é algo no qual podemos construir e apoiar a nossa vida, basear nossas decisões. E conforme a Escritura diz, a verdade faz parte do caráter de Deus, de sua essência (por exemplo, Números 23.19 diz: “Deus não é homem, para que minta...” ; e em Tiago 1.17 encontramos algo importantíssimo acerca da pessoa de Deus, quando fala sobre aquilo que é bom: “... em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”). Além disso, no Salmo 51.6, Davi em sua oração de arrependimento, após ter adulterado com Bate-Seba, diz: “Eis que te comprazes (amas a;) na verdade no íntimo(...)”. Então se a verdade é parte do caráter do Altíssimo, e é o que lhe agrada, será possível viver em, ou através, dessa verdade nestes dias, em meio a tanta maldade? A resposta para esta indagação, que, aliás, muitos nestes dias devem fazer frequentemente, é desconcertante (como o é, atrevo-me a dizer, o Senhor): sim, é possível. Todavia, só é possível através daquele que possui, ou melhor, é a verdade: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).
Deus revelou sua vontade para o homem, em Jesus. Não só para chegarmos ao Pai, ou para obtermos a salvação e a vida eterna, mas para vivermos na verdade enquanto nesta terra. E para isso, devemos viver em santificação ao Senhor, conforme Jesus nos mostra em João 17.17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. Ainda que sendo imperfeitos, devemos, creio eu, perseverar neste propósito de Deus.
Ora, a palavra de Deus é o perfeito fundamento que confere instrução, revelação, e assim, traz segurança e firmeza para vivermos da forma como agrada ao Senhor. Entendendo isto e permitindo que o Espírito Santo nos modele, abrindo nosso coração para que a verdade de Deus seja confirmada a cada dia em nossa vida, creio que Deus alcançará vidas nestes dias. Pois ele mesmo, mas através de nós (nunca esqueça: nós somos os vasos...), tocará aqueles que estão ao nosso redor e ainda não o conhecem. Afinal, eles precisam da verdade para viver em paz (sobretudo em seus corações). Portanto, que nestes dias você e eu vivamos na verdade, em firmeza no propósito de Deus, e que assim o Espírito Santo possa revelar Jesus a muitos que não o conhecem. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário